A leitura em sociedades letradas




A leitura em sociedades letradas, como a nossa, é essencial para a vida cidadã, pois ela é condição para participação efetiva em inúmeras práticas sociais. 

  • Mas o que é leitura?



“[Ler] trata-se de uma complexa atividade na qual o leitor, longe de ser um receptor passivo, exerce papel crucial no processo de atribuição de sentidos.” (CAVALCANTI, 2011, p. 2021).

A proficiência em leitura, que consiste no uso e na compreensão de textos escritos, assim como na reflexão sobre esses textos, “com vistas a alcançar objetivos pessoais, desenvolver o conhecimento e potencial individuais visando à participação plena na vida em sociedade” (INEP, 2001, p. 29)


  • Para que ler?

  • ler para obter uma informação precisa;

  • ler para seguir instruções;

  • ler para obter uma informação de caráter geral;

  • ler para aprender;

  • ler para revisar um escrito próprio;

  • ler por prazer;

  • ler para comunicar um texto a um auditório;

  • ler para praticar a leitura em voz alta;

  • ler para verificar o que se compreendeu.

(Solé, 1998, p. 93-101)


Se há diferentes finalidades para o ato de ler, há também diferentes estratégias de leitura. Nesse sentido o primeiro passo para se tornar um bom leitor é ler com objetivo determinado, com uma certa finalidade.


Em breve faremos um post falando mais sobre este assunto e sobre a leitura realizada em níveis.


Nos acompanhe e divulgue para seus colegas!


Referências: 

CAVALCANTI, J. R. Sobre leitura e produção de sentidos. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin, p. 2021-2030, Curitiba, 2011.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. PISA 2000: Relatório Nacional. Apresentação. Brasília, 2001. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/PISA2000.pdf>.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.

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