A leitura realizada em níveis
Ler consiste em:
- Decodificar: passar do código escrito para o código oral - ou transformar grafemas em fonemas – para identificar e recuperar informação; em outras palavras, consiste em revisar, buscar, localizar e selecionar informação relevante, identificar os elementos essenciais de uma mensagem; e, em caso de busca de informações solicitadas, comparar a informação contida na pergunta com outras informações literais no texto e utilizá-las para encontrar a informação que foi solicitada.
- Compreender: comparar e contrastar informações, integrando dois ou mais trechos do texto; elaborar uma interpretação global do texto, identificar o tema, compreender a mensagem, deduzir a intenção do autor e interpretar uma parte do texto.
- Interpretar: exigindo o conhecimento de elementos tais como a estrutura textual, o gênero e o tom, detectar nuances na escolha lexical, apontar evidências ou argumentos externos ao texto, avaliar a relevância de fragmentos de informação e os comparar com regras morais ou estéticas, identificar informações usadas como argumentos pelo autor e avaliar a validade das informações do texto. Consideradas mais complexas, as tarefas desta competência incluem a “determinação da utilidade de um texto para conseguir um propósito determinado e a identificação do uso que o autor faz de determinadas estruturas textuais para conseguir um objetivo específico” (INEP, 2011, p. 02).
Considerando os três níveis de leitura, os três tipos de competências necessárias para a realização da leitura são:
a) Identificação e recuperação de informações (explícitas no texto).
b) Interpretação (comparar, integrar etc. partes), por meio das seguintes ações:
Localização de informações que podem ser inferidas em um texto.
Reconhecimento da ideia central de um texto, compreensão das relações ou explicação do significado de uma parte do texto (inferências simples).
Comparação e diferenciação, tendo por base um único aspecto do texto.
Localização e reconhecimento das relações entre várias informações em um texto.
Integração de várias partes de um texto, a fim de identificar a ideia principal, compreender relações ou explicar o significado de uma palavra ou frase.
c) Reflexão (leitura crítica), feita por meio das seguintes ações:
Realização de conexões, comparações e explicações, ou avaliação de um aspecto do texto.
Interpretação do significado de nuances de linguagem em uma parte do texto, levando em consideração o texto como um todo.
Utilização de conhecimento formal ou público para levantar hipóteses e avaliar criticamente um texto.
Demonstração de compreensão exata de textos complexos cujo conteúdo pode não ser familiar.
Realização de múltiplas inferências, comparações e contraste.
Demonstração completa e detalhada de compreensão de um ou mais textos, integrando informações de mais de um texto.
Trabalho com ideias desconhecidas, na presença de informações contrastantes, que possam gerar categorias abstratas de interpretação.
Levantamento de hipóteses ou avaliação crítica de um texto complexo ou de um tópico que não lhe seja familiar, considerando vários critérios e perspectivas e aplicando sofisticados conhecimentos.
Referências
LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (orgs.). Ensino de leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.
LOPES-ROSSI, M. A. G.; PAULA, O. de. As habilidades de leitura avaliadas pelo PISA e pela Prova Brasil: reflexões para subsidiar o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Fórum linguístico, v. 9, n. 1, p. 34-46, jan./mar. 2012.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. PISA 2000: Relatório Nacional. Apresentação. Brasília, 2001. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/PISA2000.pdf>.
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