A leitura realizada em níveis


 
 
Você sabia que a leitura é realizada em níveis?


Ler consiste em:

  • Decodificar: passar do código escrito para o código oral - ou transformar grafemas em fonemas – para identificar e recuperar informação; em outras palavras, consiste em revisar, buscar, localizar e selecionar informação relevante, identificar os elementos essenciais de uma mensagem; e, em caso de busca de informações solicitadas, comparar a informação contida na pergunta com outras informações literais no texto e utilizá-las para encontrar a informação que foi solicitada.
  • Compreender: comparar e contrastar informações, integrando dois ou mais trechos do texto; elaborar uma interpretação global do texto, identificar o tema, compreender a mensagem, deduzir a intenção do autor e interpretar uma parte do texto.
  • Interpretar: exigindo o conhecimento de elementos tais como a estrutura textual, o gênero e o tom, detectar nuances na escolha lexical, apontar evidências ou argumentos externos ao texto, avaliar a relevância de fragmentos de informação e os comparar com regras morais ou estéticas, identificar informações usadas como argumentos pelo autor e avaliar a validade das informações do texto. Consideradas mais complexas, as tarefas desta competência incluem a “determinação da utilidade de um texto para conseguir um propósito determinado e a identificação do uso que o autor faz de determinadas estruturas textuais para conseguir um objetivo específico” (INEP, 2011, p. 02).

 

Considerando os três níveis de leitura, os três tipos de competências necessárias para a realização da leitura são:



a) Identificação e recuperação de informações (explícitas no texto).


b) Interpretação (comparar, integrar etc. partes), por meio das seguintes ações:


  • Localização de informações que podem ser inferidas em um texto.

  • Reconhecimento da ideia central de um texto, compreensão das relações ou explicação do significado de uma parte do texto (inferências simples).

  • Comparação e diferenciação, tendo por base um único aspecto do texto.

  • Localização e reconhecimento das relações entre várias informações em um texto.

  • Integração de várias partes de um texto, a fim de identificar a ideia principal, compreender relações ou explicar o significado de uma palavra ou frase.


c) Reflexão (leitura crítica), feita por meio das seguintes ações:


  • Realização de conexões, comparações e explicações, ou avaliação de um aspecto do texto.

  • Interpretação do significado de nuances de linguagem em uma parte do texto, levando em consideração o texto como um todo.

  • Utilização de conhecimento formal ou público para levantar hipóteses e avaliar criticamente um texto.

  • Demonstração de compreensão exata de textos complexos cujo conteúdo pode não ser familiar.

  • Realização de múltiplas inferências, comparações e contraste.

  • Demonstração completa e detalhada de compreensão de um ou mais textos, integrando informações de mais de um texto.

  • Trabalho com ideias desconhecidas, na presença de informações contrastantes, que possam gerar categorias abstratas de interpretação.

  • Levantamento de hipóteses ou avaliação crítica de um texto complexo ou de um tópico que não lhe seja familiar, considerando vários critérios e perspectivas e aplicando sofisticados conhecimentos.



Referências


LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (orgs.). Ensino de leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.


LOPES-ROSSI, M. A. G.; PAULA, O. de. As habilidades de leitura avaliadas pelo PISA e pela Prova Brasil: reflexões para subsidiar o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Fórum linguístico, v. 9, n. 1, p. 34-46, jan./mar. 2012.


INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. PISA 2000: Relatório Nacional. Apresentação. Brasília, 2001. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/PISA2000.pdf>.


Comentários

Postagens mais visitadas