Atenção: o que NÃO fazer ao dar aula de leitura
Até aqui, este Blog se concentrou em caracterizar o processo de leitura, considerando como ela ocorre, em toda a sua complexidade. Mas você sabia que também há na literatura sobre essa temática informações sobre o que não fazer no ensino de leitura? Confira, a seguir, algumas propostas não recomendas, conforme Cerutti-Rizzatti (2008):
1.1 Propostas que denegam o conteúdo textual em favor de correlatos temáticos:
É importante que o professor não passe um texto apenas para discutir a temática dele, pois quando não dá atenção aos aspectos textuais, não faz perguntas que façam com que o aprendiz se volte para a escritura do texto, pode até formar alunos com algum conhecimento de mundo, mas o ensino de leitura, que exige atenção à configuração textual, estará prejudicado.
1.2 Propostas que denegam o conteúdo do texto em favor de enfoques comportamentais:
Sabemos que é necessário que os estudantes tenham uma formação social, mas é ideal que antes de o professor usar o texto para discutir questões comportamentais, que trabalhe o texto lido, a fim de não formar leitores incompetentes, condição que, em sociedades letradas, impede a formação de cidadãos.
1.3 Propostas que denegam o conteúdo textual em favor da opinião do leitor:
Suprimir a voz do autor em detrimento da voz opinativa do leitor acaba tornando a atividade um tanto dispensável. Essa postura não é compatível com o modo de apresentar textos aos alunos, pois essa opção levará a discussões do senso comum, desprezando a riqueza do texto e toda gama de significação implícita nele.
1.4 Propostas que focam o conteúdo explícito em atividades de mapeamento do dito:
As atividades de leitura transcendem a decodificação, pois ler não é sinônimo de mapear o que está no texto, isso é apenas uma parte da atividade de leitura. Para formar um leitor eficiente é necessário ensiná-lo a compreender o que se lê, ou seja, entender o que está nas entrelinhas do texto, pois ali estão uma série de significações conectadas à intencionalidade do autor.
Referência:
CERUTTI-RIZZATTI, M. E. Implicações metodológicas do processo de formação do leitor e do produtor de textos na escola. Educação em revista, n. 47, p. 55-82, 2008. Disponível em: https://www.scielo. br/j/edur/a/LX4km6KJJR7rJbXg3Z HxB5B/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2023.
Comentários
Postar um comentário